10 boas razões para você planejar seu ano sabático.

Iora Labs
8 min readFeb 2, 2020

--

Photographer: https://unsplash.com/@odiin

Faz algum tempo que gostaria de compartilhar o que aprendi, com a experiência de estar um ano inteiro sem trabalhar, sem obrigar-me a nada. Simplesmente viver. Foi uma das melhores experiências que já tive. Poderia traçar uma divisão entre o eu antes, e o depois. Tantas experiências, tantas aprendizagens, é difícil resumir tantos ciclos, mas tentarei. Compartilho 10 motivos que você deveria tirar um ano sabático e dedicar-se a si.

1. Tempo para si mesmo.

Todo mundo merece um tempo para si. Alguns necessitam, mas não sabem exatamente o porquê, ou até mesmo, os que não sabem que necessitam, mas sentem a mente e o corpo implorando por um pouco de atenção. Exigindo que coloque tudo em ordem.
Você já parou para pensar o tempo que dedicamos em coisas improdutivas? Aquelas horas no metrô voltando do trabalho. Às vezes esperando algum ônibus chegar. Ou pior de tudo, aquelas horas dirigindo em um trânsito caótico. Ah, eu me lembro daquela inquietação. Uma vontade imensa de jogar tudo para o alto. Nossa mente é um músculo que precisa ser exercitado. O estado de consciência de nossas atitudes e nossos pensamentos precisam ser analisados, de forma tranquila, calma. Não quero dizer que necessariamente precisa abrir mão de tudo para começar a pensar sobre questões internas, mas um ano inteiro, se livrando de seus pensamentos e superficialidades urbanas, nos faz mudar. Para melhor.

2. Se inspire a aprender coisas novas.

Lembra quando éramos pequenas crianças, no jardim de infância. Nossas tias e tios sempre nos deixavam com papel, lápis e tinta. Tínhamos as ferramentas necessárias para explorar nossa mente. Cada material que usávamos, dedicarmos com muita atenção e carinho.
Já viu como as crianças se emocionam e são curiosas para aprender coisas novas? Quem nunca observava os pais, mães e tios fazendo algo interessante e se deparava com tanta curiosidade para entender o que estavam fazendo.
— Mamãe, deixa eu ficar no seu colo e tentar fazer o que você está fazendo!
— O que é isso nas suas mãos? Deixa-me apertar!
Com o tempo, fomos domados a não explorar além do que já sabemos. Afinal de contas, tempo é dinheiro, certo? Errado! Tempo é tempo, e só você pode dizer como quer passar essa experiencia terrena. Aprenda coisas novas, diverte-se como as crianças.

3. Todos os problemas devem ser resolvidos, e você deveria começar isso já.

Algumas pessoas acreditam que viajar trará um resultado de uma vida em seu maior sentido “Into the Wild”, e logo resolveria o problema. Não, não é assim. Viajar e ampliar nossos horizontes envolvem muitas horas de solidão e momentos tristes. Mas sabe o que é mais legal? São importantes e necessários. Todo tempo que você passa consigo, pode ser construtivo. Entender a origem dos problemas, te fará pensar uma forma melhor de solucionar-los. É preciso ser sincero, não tente se enganar. Ciúmes, inveja, medo, são todos sentimentos que dominam muito de nossos pensamentos. Liberte-se deles e comece analisar a ti, como um verdadeiro protagonista. Medir os pensamentos positivos e negativos. Entender o que te genera hábitos ruins são como uma limpeza interna, eliminamos os obstáculos para que as coisas fluem melhores. Só assim você será capaz de comunicar-se com seu próprio eu.

4. Sentir-se vivo!

Photographer: https://unsplash.com/@cleipelt

Sentir-se vivo! Quando foi a última vez que esteve na chuva? Quando foi a última vez sentiu as ondas do mar em seus pés, aquele vento refrescante depois de um dia de calor. Aquele cheiro de chuva… Terra molhada. Tantos prazeres podemos ter, mas ao contrário disso, nos infectamos com tantas besteiras urbanas, Instagram, WhatsApp, Youtube… São tantos pseudos-prazeres que te iludem diariamente. Largue-os! Se você é incapaz de ser feliz com pequenas coisas, nunca será feliz. Comprar novos gadgets não te tornará mais feliz, e sim trará uma áurea cada vez mais pesada. Cada vez que você compra algo, alimenta-se de ilusões e desejos. É um pouco de seu tempo, dedicado em vão. Seja consciente disso. Carregue contigo somente as coisas que te trazem felicidades.
Tenha contato com a mãe-natureza. Coloque os pês na terra, senta-se na grama. Sinta a Terra, respire com ela. Sinta-se um ser único e ao mesmo tempo, tudo. Você, a Terra, todo o ecossistema e os seres que vivem nela. Somos um só.

5. Seja parte do mundo!

Como alguém que teve sua adolescência no interior, sempre gostei de conhecer pessoas novas. Tinha muita curiosidades sobre culturas e línguas. Sempre me arrisquei a aprender uma língua nova. Queria falar inglês igual os filmes que assistia, cantar aquela canção em francês. Aprender a ler japonês para ler os mangás que baixava pela internet.
Depois de algum tempo, vi que era importante descartar qualquer achismos e preconceitos. Não deveria rotular nada e ninguém. Tudo muda, inclusive seus conceitos de vida.
Viajando, conhecendo pessoas, explorando culturas, te digo, sou um homem totalmente diferente que poderia ser se estivesse na mesma circunstância, com os mesmos amigos, vivendo a mesma vida de sempre. Conhecer novas pessoas me fez melhorar cada vez mais minha visão de mundo e principalmente, sinto-me cada vez mais parte dele. Em algumas horas, eu me vejo realizando coisas extremamente inusitadas: Ligando para a operadora de cartão de crédito em espanhol, tendo suporte de um software em inglês, e digitando em português com a minha família, em menos de 30 minutos.

6. Você não precisa de muito para ser feliz.

Sempre que vejo vendo aqueles comerciais no Youtube ou na televisão, me lembro daquele episódio de Black Mirror. Não vou entrar em detalhes. Mas aquelas imagens de pessoas felizes, com corpos saudáveis e uma vida perfeita no Instagram… Posso te contar uma coisa? É falso! Tudo é falso. Todo mundo tem seus processos evolutivos, todos tem seus medos e seus momentos de tristeza. Faz parte, é o ciclo de aprendizagem. O mais importante é que sinta-se bem. Se ver alguém feliz no Instagram, te faz mal. Algo estar errado em sua vida, mude já! Experimente apagar o app de seu celular por alguns dias.
Não acumule, não terceirize seus problemas. Eles são todos seus, e você deve resolvê-los! Comprar algo novo não resolverá seus problemas, passear no shopping não te ajuda a lidar com seu tédio.

7. Uma vida em uma mochila.

O primeiro desafio de todo mochileiro é livrar-se de tudo que não seja necessário. Quando se dá conta, está se livrando daquele tapete importado, daquele enfeite estranho que estar por anos em cima da mesa, que não te inspira em nada. Quanta porcaria mantemos em casa e não sabemos nem o porquê. Livre-se de tudo que seja desnecessário, roupa, objetos, acessórios. Você não precisa de nada disso!
Depois de passar meu ano sabático, eu notei que toda a minha vida estava em uma mochila, que não precisava de mais nada. para ter uma experiencia de vida incrível. E real! Com toda comodidade e tecnologia que alcançamos. Não precisamos caçar, não precisamos dedicar-se horas pescar durante os dias. para saciar nossas necessidades básicas. Na verdade, o conceito de necessidade básica mudaram muito com os anos. Temos tudo nas mãos, literalmente. Tire proveito disso!

8. Medo é seu maior inimigo.

Photographer: https://www.flickr.com/photos/merula/

“Nós não temos a eternidade, então aproveite ao máximo o seu tempo. Às vezes, quando se arrisca é que se consegue as recompensas mais incríveis.”
Marcelo Jeneci

Assistindo um documentário na Netflix sobre animais e seus hábitos noturnos, existem uma espécie de mamífero, os “gelada baboon”. Umas das espécies mais antigas dos macacos. Eles são extremamente ágeis, organizados e adaptáveis. Com as gerações, aprenderam a se esconder nas montanhas rochosas da Etiópia. Aprenderam que para sobreviver e estar longe da área de alcance dos predadores, necessitavam de um abrigo nas formações rochosas — um verdadeiro abismos de espinhos — Diariamente, todos descem sob as pedras, em manobras muito arriscadas. Qualquer movimento errado, é mortal. O único problema, é que os filhotes das manadas não podem agarrar-se nas mães para descer as montanhas. Se a mãe cair, ela matará ela mesmo, e os filhotes. Será mais de uma baixa na manada. Por essa razão, eles forçam os filhotes a descerem sozinhos, sem ajudas. E imaginem só! Com muita dificuldade e esforço, eles descem. O conhecimento, coragem e capacidade das mães são ensinadas para as novas gerações.

A história da humanidade está cheia e repleta de superações, de risco e de recompensas pela coragem. Não ignore o seu instinto.

9. Love is all you need.

“Nothing you can say, but you can learn how to play the game
Its easy
Theres nothing that you can make that cant be made
No one you can save that can’ be saved”
All You Need Is Love, The Beatles

Sim, meus amigos. Amar é tudo que você precisa. Há pessoas que acha isso tão banal, temos tanto Maquiavel e Sun Tzu espalhados pelo mundo, todos com seus discursos dominantes e individualistas. Mal sabem que a única coisa que uniu nossa espécie por tantos anos foi o senso de viver em comunidade. Cuidar um dos outros.

A única diferença entre o Homo sapiens o Neandertal — apensar desses últimos serem mais fortes e geneticamente mais capaz de sobreviver — é a capacidade de viver em sociedade. Os Neandertais foram totalmente dominados pelos Homo sapiens. Eles eram mais volumosos, mais inteligentes e mais cooperativos.
Para nossos tempos modernos, podemos dedicar a isso a uma palavra chamado amor.

“Não procurem vingança nem guar­dem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:18

Sabe aquele pedestre que você quase o atropelou? E ainda por cima, saiu achando que estava com a razão. Afinal, porque ele atravessou a rua sem olhar, sabendo que estava estou em um carro? Ele deveria parar! Mas e se ele fosse seu pai? Sua mãe? Você se sentiria com tanta raiva dele? Pois é. Lamento te informar, mas teoricamente, vocês são parentes. São da mesma espécie, possui a mesma composição genética. Cuide-o! Tenha o mesmo carinho e atenção que teria aos seus parentes e amigos mais próximos. Mesmo em situações opostas, quando te ofendam, por exemplo. Ofereça-o amor, e quebre o ciclo vicioso. Você se sentirá cada vez melhor.

10. Sorte e azar não existem. Está tudo em sua mente.

Algumas pessoas realmente acreditam em sorte e azar. A mitologia chinesa está cheia de numerologia. Desde os tempos mais antigos, tentamos padronizar a sorte. Não é à toa, foi graças a isso que aprendemos a plantar, a colher. Tentar entender a época e os sinais certo, foi o caminho que encontramos para sobreviver e dominarmos a agricultura. Mas o que você acha que está por trás disso tudo? Dedicação. Sim amigo, não foi a sorte que fez toda a revolução agrícola acontecer, foi o resultado de gerações e gerações, aprendendo a dominar cada espécie de cultivo, aprendemos a comer os frutos certos nas horas certas. Aprendemos que as plantas possuíam sementes, e que deveriam ser plantadas nos tempos corretos. Está tudo relacionado. Nada pode dar errado, acredite. Se algo não aconteceu, da forma que você gostaria que acontecesse. Não se preocupe, é só uma questão de tempo e persistência. A água sempre busca o caminho do desague maior e mais próximo, não é verdade? Mesmo que ela faca vários caminhos tortuosos, ela sempre vai se achar e unir-se a outras partículas de água. Sempre! Até porque, na natureza nada se cria, tudo se transforma. Estamos em constante transformação.

--

--

Iora Labs

Iora Labs is a blockchain technology company specializing in custom solutions for clients seeking to leverage the power of decentralized systems.